top of page
Michelangelo4tet (perc / fl, vcl / vlc / gtr, vcl)
Michelangelo
         Solo
Orientado por Michelangelo Pagnano, compositor, guitarrista e vocalista de origem brasileira e italiana, Michelangelo4tet resulta do encontro de longo tempo com o percussionista suíço Didier Metrailler e do violoncelista alemão Karsten Hochapfel, e recentemente com a jovem e talentosa flautista francesa Fanny Menegoz, os três de formação clássica e jazz contemporâneo.
O conceito original "Brasilafricacoustic" de Michelangelo Pagnano é consequência de uma longa exploração poética iniciada em São Paulo ao contato com as musicas populares brasileiras e reinventada a través da fricção com os horizontes musicais africanos e ocidentais.
Atento a desenvolver uma entoação orgânica, constituindo um espaço original acústico, em ressonância com a respiração dos seres sonoros que habitam nosso cotidiano e constituem nossas interações com o mundo, essa música d’influencia etno-jazz encontra o seu complemento lógico nas pesquisas sobre as freqüências, os timbres, a plasticidade e a troca das funções dos instrumentos. Acostumado com as cenas Européias, o quarteto divulga uma inspiração artística aberta aos outros, sincera, intima e exploradora, ávido de compartilhar suas descobertas poética com um novo publico. O seu primeiro álbum "Dança dos xapiri", e disponível em mais de 20 países, e alcançou um grande sucesso.O Michelangelo4tet está no catálogo do Booking Management Nemomusic
Michelangelo Pagnano
Michelangelo Pagnano  compositor, violonista e cantor, nasceu em São Paulo. Filho de pai italiano e mãe brasileira, migrou com a família para a Suíça com a idade de sete anos, e com dezenove anos iniciou sua carreira musical como percussionista acompanhando músicos brasileiros na Europa. Dois anos depois fundou junto com seu irmão Maico Pagnano, cantor e violonista, o grupo MAZAMBO tocando guitarra e compondo (música instrumental e popular brasileira com arranjo para sopro), banda muito ativa na Europa. Durante os anos que seguiram estudou na EJMA (escola de jazz e de musica atual em Lausanne, Suíça) liderou, o Amajazzonia (música instrumental ), Trio de Poche (jazz tradicional), Fogo Groove (MPB-samba  -funck), Duo Pagnano (bossa-sambajazz), em Paris, Clem (cantora folk bossa jazz) Michelangelo solo, duo e trio (composições próprias) e atuou, na Europa e no Brasil, com artistas de estilos e de horizontes diversos acompanhando, compondo e produzindo trabalhos que vão desde trilhas para cinema, teatro e dança, até gravação de cd, shows e turnês. Entre os últimos trabalhos realizados estão gravação de cd, e turnê com: Celine Rudolf (Alemanha), Glauco Solter (Brasil), Clem Cardenas (França), Alisa Sanders (USA) Solar Sides (Canadá), Mazambo (Suíça), Patrik Sefalosha (África do Sul), Gnawa Project (Marrocos), L’arbre à Oreilles (França) William Fierro ( Colômbia ), trilha para teatro Arsenik (Suíça), Theâtre Vidy (Suíça), Compagnie Chemin (Suíça), Compagnie Patrick Florian (França), etc. Atualmente se apresenta, entre outros trabalhos, com o Michelangelo Quarteto, violão, percussão, flauta e violoncelo, composições próprias.
Didier Métrailler
Didier Metrailler nasceu em 1978 em Sierre, na Suíça. Ganhou o certificado do Conservatório HEM de Genève, em 1998, ganhou o primeiro prêmio do  Concurso Nacional de Riddes (Suíça. 1998), ganhou o prêmio de virtuosidade no Conservatório HEM de Genève de 2000. Estuda tablas em Benares (Índia) em 2003 e percussão brasileira no Rio de Janeiro em 2007. Desde 2002 ensina percussão no Conservatório de Sion (Suíça). Fundou em 2000 o Druming Quartet, quarteto de percussão onde interpreta repertório contemporâneo, cria e compõem novos espetáculos que foram apresentados muitas vezes pela Europa. Didier Metrailler se apresenta desde 1998 em vários festivais: Agorra - Paris, Montreux Jazz, Archipel - Genève, La Bâtie – Geneve, Espaces dês arts – Chalon-Saône, Lê Soufle dês Peaux  - Paris, PassinKirche -  Berlin, Sunset - Paris, Migracion – Paris, Les Musique – Marseille, Multiphonies – Radio France Paris, Swiss Jazz Diagonal - Berne. Ele colabora: Orquestra da Suíça Romande, Centre Internacional de Percussions de Genève L’irceam, faz turnê na Europa como percussionista com Steven Schick, Jean Geoffroy, Daniel Humair, Emanuel Sejourne, Fritz Hauser, Carlo Rizzo, Roland Auzet, Eduardo Leandro, Michelangelo Quarteto, Mazambo. Desde 2009, Didier Metrailler é timbalista solo na Berner Simphony Orchestra.
Karsten Hochapfel

Seu espírito livre o leva a trabalhar com ópera (Hammerhart und Hembeerhaut – de Cornelius Hirsch), e também musicas para documentários e gravação de disco. Karsten ensinou guitarra na Escola de Feldkirchen Westerham em 2004. Ele cria seu próprio grupo Das Rote Gras (oiteto de jazz contemporâneo) que revela seu próprio universo. Depois de obter a bolsa na Cite des Arts em 2005), ele se instala em Paris, onde toca com diversas formações musicais de universos variados. Exemplo : Mederic Collegnon (jazz), Cynthia McPherson (jazz), L’arbre à Oreilles (musica do mundo imaginária), Michelangelo Quarteto (brasilafricacustico), Lalphabet Désire (slam), Wanja Slavin Sextet (jazz experimental). Ele trabalha atualmente na França, Alemanha, Itália e Suíça. Nascido na beira do Lago de Constance em Tettnang, Alemanha, Karsten se formou em musica clássica e jazz no Konservatorio Richard Strauss em Munich, pegando aulas de guitarra jazz com o professor Peter O’Mara e guitarra clássica com Gabriele Rédiger – Mahme, ele estuda em paralelo o violoncelo com o professor Polaschek e Katelin Rootering.

Fanny Ménégoz

No entanto, segue um percurso principalmente clássico e jazz no Conservatório de Chambery, onde obteve diploma superior de flauta. Prosseguiu os seus estudos na CRR Rueil Malmaison na classe de Philippe Pierlot, onde ganhou o prêmio de flauta. Aprofundou seus conhecimentos de jazz e improvisação no Crr Paris, e ganhou um prêmio em 2009, em Marion Bourgine, no estágio de jazz Marciac. Fanny toca e compõe em vários conjuntos de jazz, incluindo "L'Aquarium Orchestra", "La Substance", e faz parte do coletivo de Rhône-Alpin "Pince Oreilles" (http://www.collectifpinceoreilles.com) . Em Paris, onde mora atualmente, abriu os caminhos da música contemporânea, colaborando, compondo e improvisando com vários compositores, slameurs (repentista urbano) coreógrafos de dança, bailarinos, realizadores de desenhos animados e filmes. Também faz parte da cia de dança da coreógrafa Hervé Sika "Mood/RV6K", na qual ela acompanha os bailarinos na flauta e vocais. Iniciou em setembro de 2010 uma performance ao vivo da cia "A praxinoscópio"Flautista e cantora nascida em Grenoble (França) em 1988. Começou a tocar aos 6 anos, iniciada muito rapidamente em diferentes estilos de música, e na improvisação. 

© Michelangelo4tet . All rights reserved

bottom of page